Tanto se fala disso!

Tanto se fala da necessidade do autoconhecimento para encontrar o sucesso, (este é um bom tema para abordarmos no futuro. Afinal o que é o sucesso?) seja ele profissional, afetivo, pessoal…

Tanto se fala da importância do autoconhecimento, como pré-requisito para conquistas dentro do mundo em que vivemos. Mas pouco se tem de esclarecimento do que seja autoconhecimento. Tenho aqui a pretensão de convidar você a pensar junto comigo sobre isso.

Então, vamos começar pelo mais simples de tudo: autoconhecimento = conhecer a si mesmo

Autoconhecimento é o conhecimento de si. È o que se sabe à respeito de si mesmo.

Você já percebeu, que o quanto você sabe de você mesmo, é em grande parte, resultado da interação que existe com as pessoas que o rodeiam?

Descobrimos que somos pessoas simpáticas ou antipáticas, extrovertidas ou introvertidas, bonitas ou feias, brilhantes ou nem tanto, pelo o que os outros dizem à respeito do nosso comportamento. É desse reconhecimento, ou seja, é primeiro pelo olhar do outro, que começamos a nos conhecer! Então vamos pensar à respeito…

Grande parte do que você acredita ser suas qualidades e aptidões não é fruto do que durante a sua vida as pessoas reconheceram em você?  E também grande parte do seu sofrimento não está associado ao fato deste mesmo meio, não ter conseguido ou não ter sido capaz de reconhecer  em você?

Pois é, o sofrimento humano em grande parte, vem do fato de não termos o nosso próprio olhar sobre nós mesmos ( e sim o olhar do outro). Ignoramos assim a nosso próprio respeito É claro que enquanto crianças, não conseguimos fazer isso, precisamos mesmo do olhar do outro, mas a medida que crescemos, podemos começar este exercício.

Autoconhecimento é o conhecimento de si .É fruto de introspecção. É a capacidade de nomear o que existe e o que não existe, dentro de você mesmo, e para isso é preciso olhar. E o “olhar” mais importante aqui é o seu próprio olhar para si mesmo. É claro que você pode e deve contar com o outro para auxiliar você nesse exercício (até porque o seu olhar pode estar muito “contaminado“), mas lembre-se: o exercício é seu , ou seja, quem põe a “ mão na massa” é você. Você é o grande responsável por você mesmo!

Autoconhecimento é o caminho que pode levar você ao reencontro da sua alegria, da sua saúde e da sua liberdade.

Cristina L. P. Alves

Psicóloga Clínica

Tel (11) 9980.2790

Blog: http://psicologa-crisalves.blogspot.com

Anúncios