Psicoterapia intervenções psicológicas feitas pelo profissional de psicologia que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do indivíduo e seus relacionamentos interpessoais (familiares, amorosos, etc).

  • utiliza meios psicológicos para atingir um fim específico (aliviar sintomas, diminuir do sofrimento, ou inabilidades do paciente,  causadas ou não por um transtorno mental, melhorar os padrões de pensamento,etc. ),
  • baseia-se no corpo teórico da psicologia e é praticada por pessoal especializado (o psicoterapeuta ou psicólogo clínico)
  • em um contexto formal ( local específico, individual ou em grupo).

O termo “psicologia” é muitas vezes usado no lugar de “psicoterapia”. No entanto, “psicologia” é a ciência que estuda o comportamento e  “psicoterapia” é o  uso clínico do conhecimento obtido por ela. também existe confusão entre “psicoterapia” e “psicanálise”. A psicoterapia se baseia em todo o corpo teórico da psicologia, já a psicanálise refere-se a teoria de Freud;  a “psicoterapia” é mais abrangente e engloba outras linhas teóricas além da psicanalítica.

Patricia Nadruz

 

Anúncios