Definição

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processo mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

O psicólogo (profissional da área de psicologia) busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos  e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

A psicologia atua, muitas vezes, integrada a outras áreas como, por exemplo, medicina, pedagogia, sociologia e antropologia.

Existes várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. As principais são: Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal.

Existem várias especializações na área de psicologia: Psicologia do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Comparada, Psicopatologia, Psicologia Forense, Psicologia Integral, Psicopedagogia, Psicologia Esportiva, Psicologia Social, Psicologia Corporal, Sexologia, entre outras.

A palavra psicologia é de origem grega (“psique” = alma e “logos”jbjj = estudo, razão)

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS DURANTE O CURSO:

Psicologia Social

Psicologia da aprendizagem

Ética profissional

Psicofisiologia

Psicologia Geral Experimental

Técnicas do exame psicológico

Psicologia da adolescência

Psicologia da infância

Psicologia da personalidade

Distúrbios psicológicos

Trabalho do psicólogo

Estatística aplicada à Psicologia

Psicofisiologia

Teorias Psicanalíticas

Técnicas psicoterápicas

Processos cognitivos

Psicologia do treinamento

Técnicas de laboratório em Psicologia


ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO: 

Hospitais e Clínicas de Psicologia (públicos e privados), trabalho autônomo (psicólogo), escolas públicas e privadas, magistério, empresas (área de recrutamento e seleção), etc.

http://www.wikipédia.org